O que é tireoidite? – Tireoidite é uma condição que ocorre quando uma glândula do pescoço chamado tireóide fica inflamada . Esta glândula produz os hormônios T3 e T4, que controlam a forma como o organismo utiliza e armazena energia.
Se você tem tireoidite, sua glândula pode liberar grandes quantidades de hormônio na corrente sanguínea e isso pode produzir uma condição chamada tireotoxicose. Que é o termo médico para excesso de hormonio de tireóide. A tireotoxicose dura apenas até que o hormônio tireoidiano que estava armazenado na glândula seja utilizado.
Depois que isso acontece, você pode não ter hormônio da tireóide suficiente na corrente sanguínea pois a tireoide para temporariamente a produção do hormonio. Isso provoca uma condição chamada hipotireoidismo. Esse é o termo médico para pouco hormônio da tireóide no sangue. Mas uma vez que a inflamação vai embora e a glândula é curada, ele volta a produzir o hormônio novamente.
O que causa a tireoidite? – Muitas coisas diferentes podem causar tireoidite, incluindo:
● Problemas com o sistema de combate a infecção do organismo, o chamado “sistema imunológico”. Se o seu sistema imunológico ataca as células saudáveis, incluindo as células da tireóide, a chamada “resposta auto-imune”, ele provoca a tireoidite.
● Gravidez
● Medicamentos ou radiação
● Infecções
Quais são os sintomas de tireoidite? – Alguns tipos de tireoidite fazem com que a glândula tireóide aumente de tamanho. Às vezes, também pode causar dor no pescoço que pode irradiar para o queixo e orelhas.
A maioria das pessoas com tireoidite primeiro tem sintomas de hipertireoidismo. Os sintomas mais comuns do hipertireoidismo são:
● Sentir fraqueza ou cansaço
● Perder peso, mesmo quando comer normalmente
● Ter batimento cardíaco rápido ou irregular
● Suar muito e ter dificuldades para lidar com o tempo quente
● Sentir-se preocupado
● Tremores
Os sintomas de hipertiroidismo podem durar até 6 a 8 semanas. Em seguida, as pessoas com tiroidite podem ter sintomas de hipotiroidismo, que pode durar de 2 a 8 semanas. Os sintomas mais comuns de hipotireoidismo incluem:
● Não ter energia
● Sensação de frio
● Prisão de ventre
Na maioria das pessoas com tireoidite, os níveis de hormônio da tireóide retornam ao normal dentro de 6 a 8 meses.
Existe um exame para tireoidite? – Sim. Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e fazer um exame clínico. Você vai precisar de exames de sangue, chamados testes de função da tireóide.
Pode ser necessário outros exames. Eles incluem:
● Cintilografia de tireoide – Para este teste, você recebe uma pílula ou injeção com uma pequena quantidade de uma substância radioativa. Em seguida, uma câmera especial tira fotos de sua tireóide.
● ultra-som da tireóide – Este teste utiliza ondas sonoras para criar imagens da tireóide.
Como a tireoidite é tratada? – O tratamento depende de seus sintomas e do que causou sua tireoidite. Se você não tem sintomas, você pode não precisar de qualquer tratamento. Mas seu médico irá verificar a função da glândula de vez em quando para ter certeza de que está funcionando normalmente.
Se você tiver sintomas, o médico pode prescrever medicamentos, incluindo:
● Comprimidos de hormônio da tireóide
● Analgésicos como aspirina ou ibuprofeno
● Medicamentos denominados “beta-bloqueadores”, que retardam o ritmo cardíaco.